PODCAST

LGP na prática - Marcílio Braz - Privacy Academy

A implementação prática da LGPD passo a passo para ouvir onde e quando quiser


Podcast LGPD na Prática, uma parceria com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação

A Privacy Academy e a Radio Jornal (empresa do grupo Sistema Jornal do Commercio de Comuncação) trazem o podcast LGPD na Prática.

Em cada episódio sempre um tema relevante sobre privacidade e proteção de dados e situações sobre a aplicabilidade da lei.

No quadro “Linha de Frente da LGPD”, dicas de ex-alunos da Privacy Academy sobre o que esperar e como lidar como os desafios durante o processo de adequação da LGPD nas empresas.

 

Encerrando cada episódio, no quadro “E agora?”, o fundador e professor da Privacy Academy Marcilio Braz explica cada um dos passos típicos de uma jornada de implementação, a mesma que ele aprofunda no curso “Implementação Prática da LGPD”. Veja quando haverá uma nova turma do curso aqui.

Conteúdo gratuito e de qualidade para aprofundar e democratizar o conhecimento sobre a nova lei de proteção de dados do Brasil.

Episódio 1 – Neste episódio de estreia, Marcilio Braz conversa com a jornalista Mariana Dantas sobre os principais pontos da LGPD, aprovada no dia 18 de setembro de 2020. No quadro “E Agora?”, a primeira dica para os empresários e gestores públicos que desejam se adequar à nova lei.

O programa traz ainda uma entrevista com o professor e advogado Fabrício da Mota Alves, Data Protection Officer (DPO) pela Universidade de Maastricht, na Holanda, e representante indicado pelo Senado para o Conselho Nacional de Proteção de Dados.

Episódio 2 – Você sabe quais são os direitos dos cidadãos garantidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)? Esse é o assunto do nosso segundo episódio para ajudar você a ter consciência e melhor controle de seus dados. No bate-papo com a jornalista Mariana Dantas, Marcilio Braz explica quais são os seus direitos, como o direito de portabilidade, compartilhamento, eliminação e revogação de consentimento.

No quadro “E Agora”, o fundador da Privacy Academy dá a primeira dica importante para os empresários que desejam se adequar à lei. Aperte o play e confira!

 
Episódio 3 – Você já parou para pensar como as empresas cuidam dos seus dados e o que fazem com eles? Aqueles dados que fornecemos ao preencher um formulário de uma promoção, na recepção da portaria de um hospital ou até nos currículos que enviamos para os bancos de talentos? Neste terceiro episódio, fazendo jus ao nome do nosso programa, Marcilio Braz fala sobre casos práticos em relação à coleta e armazenamento de dados pelas empresas. Saiba também como a Lei Geral de Proteção de Dados define o que é titular de dados, controlador, operador, encarregado e agente de tratamento.
 

E no quadro “E Agora?”, durante a conversa com a jornalista Mariana Dantas, Marcilio traz o segundo passo importante para os empresários que desejam se adequar à lei: definir o comitê gestor para implantação da LGPD na empresa; e contar com a ajuda de um DPO (Data Protection Officer).

 
Episódio 4 – Com a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados, quais avanços teremos daqui pra frente em relação à privacidade e segurança dos nossos dados na internet? Neste episódio, Marcilio Braz traz algumas dicas e cuidados que todos nós, como titulares de dados, devemos ter ao acessar um site, aceitar a “opção de cookies”, preencher um cadastro online ou efetuar uma compra na internet.
 

No segundo do bloco do programa, no quadro “E agora?”, Marcilio fala para os empresários sobre a importância de orientar a sua equipe, como informá-la sobre os aspectos gerais da LGPD e as boas práticas de segurança.

 

Episódio 5 – Neste quinto episódio, Marcilio Braz fala sobre a importância de ter um empresa transparente e segura em relação ao tratamento dos dados dos seus clientes. Além do risco de sofrer multas, não se adequar à nova Lei Geral de Proteção de Dados pode abalar a reputação da empresa e confiança dos clientes em seus produtos e serviços.

A nova LGPD passa a exigir das empresas, por exemplo, a implantação de um programa de governança em privacidade e proteção de dados e, ainda, relatórios que deverão indicar a metodologia utilizada para coletar e armazenar informações. Também há novas regras para o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes. Aperte o play e fique por dentro dessas mudanças.

Episódio 6 – O tema deste sexto episódio interessa a todo mundo: consumidores e empresários. No programa, Marcilio Braz fala sobre os programas de fidelidade ou clube de vantagens, estratégia bastante utilizada pelas empresas e considerada eficaz para fidelizar clientes. Os programas funcionam como uma troca, onde os consumidores fiéis são bonificados com descontos especiais ou prêmios. Mas para que esse relacionamento traga realmente só vantagens para ambos os lados, é preciso muita transparência, exigida, inclusive, pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A LGPD não impede a existência dos clubes de vantagens, mas provoca mudanças em seus funcionamentos. Durante o bate-papo com a jornalista Mariana Dantas, Marcilio fala sobre essas exigências, destacando como exemplo os programas de fidelidade das farmácias.
 
Neste episódio, também tem a estreia de quadro “Na linha de frente da LGPD”, com a participação de profissionais que atuam na implantação da lei em empresas brasileiras. Sempre um ex-aluno do professor Marcilio.
 
Ouça a participação do consultor em gestão, previdência e finanças pessoais Wagner Friia, ex-aluno da Privacy Academy.
 
E no quadro “E agora?”, Marcilio Braz traz a quinta dica para quem precisa se adequar à lei.
 
Episódio 7 – Os últimos acontecimentos envolvendo a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que tem como principal missão fiscalizar o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no País, ganham destaque no sétimo episódio do podcast. Durante o bate-papo com a jornalista Maria Luiza Borges, Marcilio Braz fala sobre a repercussão da nomeação do conselho diretor da ANPD – os nomes foram anunciados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) – e lançamento do site oficial do órgão.
 
Neste episódio, você também confere a participação de Sandra Salesex-aluna da Privacy Academy e advogada gestora de projetos de adequação LGPD, no quadro “Na linha de frente da LGPD”, que traz a experiências de profissionais que atuam na implantação da lei em empresas brasileiras.
 
E no quadro “E agora?”, Marcilio traz a sexta dica para quem necessita se adequar à lei.
 
Episódio 8 – No oitavo episódio do podcast “LGPD na Prática”, programa do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) em parceria com a Privacy Academy, Marcilio Braz fala sobre duas opções para implementar a lei em uma empresa: treinamento interno ou contratação de uma consultoria especializada. Durante o bate-papo com a jornalista Maria Luiza Borges, o advogado especializado em Privacidade e Proteção de Dados explica sobre as vantagens e desvantagens de ambas as escolhas. Ele comenta ainda sobre um novo profissional que surge no mercado e que trabalha, especificamente, com dados: o Data Protection Officer (DPO).
 

Neste episódio, temos também mais uma participação no quadro “Na Linha de Frente da LGPD”, que traz a experiências de profissionais que atuam na implantação da lei em empresas brasileiras. Desta vez, recebemos a contribuição de Breno Jessen, advogado especializado em Direito Digital e Proteção de Dados e ex-aluno da Privacy Academy.

Por fim, você confere ainda o quadro “E agora?”, em que Marcilio Braz traz a sétima dica para quem precisa se adequar à lei.
 

Episódio 9 – Você sabe quais profissionais podem trabalhar com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)? Quais cursos ou especializações são necessárias para atuação, de fato, na área? Esta e outras perguntas serão respondidas por Marcilio Braz no nono episódio do podcast ‘LGPD na Prática’, programa do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) em parceria com a Privacy Academy. No primeiro bloco do programa, o especialista em LGPD fala sobre os diversos profissionais que podem atuar na área de proteção de dados. Durante o bate-papo com a jornalista Maria Luiza Borges, ele traz mais detalhes sobre as funções do Data Protection Officer (DPO). Ainda neste episódio, Marcilio comenta também sobre as certificações ou especializações para a área.

Já no segundo bloco, contamos com mais uma edição do quadro “Na Linha de Frente da LGPD”, que traz sempre um ex-aluno da Privacy academy para dividir suas experiências de profissionais na atuação em implantação da lei nas empresas brasileiras. Neste nono episódio ouvimos as palavras do advogado Claudio Santos, ex-aluno da Privacy Academy, DPO e fundador do conhecido podcast “Direito e Tecnologia”Conheça o podcast Direito e Tecnologia clicando aqui.

 

Por fim, no “E agora?”, você confere a oitava dica para quem deseja se adequar à lei.

Episódio 10 – No último episódio da primeira temporada do ‘LGPD Na Prática’, programa do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) em parceria com a Privacy Academy Brasil, Marcilio Braz (advogado e profissional de TI) conversa com a advogada pernambucana Nairane Rabelo, uma das diretoras da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e também ex-aluna da Privacy Academy. Durante o bate-papo, os advogados falam sobre as principais funções e como está a atuação da ANPD. Além disso, falam ainda sobre os últimos casos de vazamento de dados e como a agência reguladora pode atuar nestas situações. Para finalizar o programa, Marcilio Braz traz mais uma dica para aqueles que desejam se adequar à lei no quadro “E Agora?”.